Valuation: as aplicações e a importância de avaliar uma empresa

5 de janeiro de 2022

A avaliação de empresas é uma importante ferramenta financeira gerencial que objetiva analisar e avaliar detalhadamente uma companhia visando estimar seu valor de mercado. O valuation é composto por um conjunto de técnicas aplicadas nos resultados das áreas de finanças, contabilidade, operacional, administração, recursos humanos, entre outros, visando auxiliar sócios, gestores e investidores nas difíceis tomadas de decisões sobre a compra de empresas, venda de empresas, cisões, incorporações, resolução de conflitos societários, abertura de capital, investimentos, financiamentos e nas relevantes tomadas de decisões financeiras gerenciais. As avaliações de empresas podem ser feitas em empresas de pequeno porte, médio porte, grande porte, capital aberto, capital fechado, sociedades anônimas, limitadas e familiares, bem como integrantes dos setores do comércio, indústria, serviço, locação, franquias e quaisquer empresas que tenham o objetivo de gerenciar o valor de seu negócio.

O fluxo de caixa descontado (FCD), a avaliação de empresas por múltiplos de mercado e a avaliação contábil patrimonial são os principais métodos utilizados nas avaliações de empresas. Contudo, o método de valuation mais recomendado para empresas que apresentam boas perspectivas de lucros é o fluxo de caixa descontado, que, segundo Assaf Neto, possui o maior rigor técnico ao precificar a empresa com o valor presente de benefícios econômicos futuros esperados de caixa. Na mesma linha, Koller, Goedhart e Wessels, dizem que o resultado de longo prazo é tão ou mais importante que os de curto prazo, enfatizando a importância das perspectivas futuras para o valor dos negócios.

Os laudos de avaliação de empresas são produzidos a partir de conhecimentos técnicos multidisciplinares nas áreas de economia, contabilidade, finanças, administração, marketing, recursos humanos, de conhecimentos específicos sobre valuation e do cumprimento das instruções de órgãos reguladores. O valuation resulta no Enterprise Value e no Equity Value, que, respectivamente, correspondem aos termos técnicos relacionados ao valor da empresa e ao valor patrimonial de mercado da empresa.

Entre em contato com nossos especialistas através de nosso site.

Laudo de Avaliação de Empresas pelo Fluxo de Caixa Descontado

O laudo de avaliação de empresas produzido pelo método do fluxo de caixa descontado apresentado o Enterprise Value e o Equity Value calculados pelas projeções do Free Cash Flow to Firm (FCFF). Os resultados são projetados considerando um período explícito médio de 10 anos mais o período da perpetuidade, conheido também como período terminal, descontados a valor presente pela taxa que representa o custo médio ponderado de capital, conhecido com Weighted Average Cost of Capital (WACC), que, em outros termos, corresponde à Taxa Mínima de Atratividade (TMA) do investimento e ao risco do negócio para avaliação dos investidores. O WACC é apurado a partir do cálculo da estrutura e capital, do beta (b), do capital de terceiros (Ki) e do capital próprio (Ke) da empresa. O valuation é elaborado por meio da análise de dados i) quantitativos de natureza contábil, financeira, econômica, comercial, administrativa, operacional e fiscal; ii) qualitativos de natureza setorial, mercadológica, política e econômica; e iii) de projeções financeiras e econômicas coerentes com as perspectivas do negócio avaliado.

A Concept é especialista em avaliação de empresas, valuation, compra e venda de empresas, consultoria financeira e consultoria empresarial. Acesse nosso site e saiba mais sobre avaliação de empresas e intermediação de compra e venda de empresas.

Cadastre-se e fique por dentro das novidades.

    Concept